Ressuci Anne: O rosto mais beijado da história

Como o rosto de um cadáver se tornou o rosto mais beijado da história

Ressuci Anne: O rosto mais beijado da história

Se você é aluno da Medicina UniFTC, certamente conhece bem o rosto da Ressuci Anne. Mas, se você ainda não chegou à Medicina do Futuro, a gente pode te apresentar essa beldade.

A Ressuci Anne é um modelo de simulador médico usado para ensinar trabalhadores de emergência – e membros do público em geral – as técnicas de RCP (reanimação cardiopulmonar). 

O simulador da empresa Laerdal nasceu após Asmund Laerdal, dono de uma fábrica de brinquedos, usar um dos rosto mais conhecidos na história para criar uma boneca que seria usada para a técnica de RCP. 

Quem é a Ressuci Anne? 

Antes de qualquer coisa, esta é uma história um tanto macabra. Mas é também uma forma de relembrar a existência da moça desta história. Precisamos sempre ser gratos àqueles que ajudaram a desenvolver a Medicina. Em vida ou não. Vamos à história! 

No final da década de 80, uma jovem foi encontrada morta às margens do Rio Sena em Paris. Sem documentos, ela ficou conhecida como L’inconnue de la Seine – a desconhecida do Sena. Até hoje sua verdadeira identidade é desconhecida.

Alguns pesquisadores acreditam que a causa da morte foi suicídio. A Desconhecida do Sena, que aparentava ter 16 anos, chamou a atenção de um patologista por uma característica muito peculiar: apesar de morta, provavelmente afogada, sua feição era de tranquilidade, com um leve sorriso no rosto. 

Impressionado, ele contratou um artista plástico para reconstruir o rosto da jovem em uma máscara. A partir daí, o rosto foi reproduzido inúmeras vezes. Parou nas paredes das casas de da época. Inspirou diversos artistas do século 20. Se tornou até um ideal de beleza. Bizarro, né? E, por fim, foi eleito como rosto para a Ressuci Anne. 

Desconhecida do Sena chega à Laerdal

Assim, como a desconhecida do Sena, Asmund Laerdal também tinha uma história triste com afogamento. Seu filho de 2 anos, Tore, quase morreu afogado. A criação só foi salva porque o pai aplicou técnicas de RCP. 

Nessa época, Laerdal tinha uma fábrica de brinquedos. Anos depois, o empresário foi convidado a desenvolver um brinquedo diferente: uma boneca que pudesse ser usada para ensinar a técnica de RCP, recém-criada. 

Até hoje, a técnica é usada para salvar vítimas de afogamento, como Tore Laerdal e a desconhecida do Sena. Inspirado em salvar vidas, o fabricante de brinquedos começou a desenvolver um manequim em tamanho real e complexidade grande. Mas, para que homens se interessassem em tocar os lábios desse manequim, ele precisava ser uma mulher bonita. 

Laerdal encontrou a resposta vendo uma máscara da Desconhecida do Sena na casa dos sogros. Assim, o rosto dela passou a ser “beijado” constantemente durante os treinamentos com a técnica de respiração boca a boca, se tornando o rosto mais beijado da história. 

Atualmente, a Fábrica Laerdal é especialista em produzir protótipos para treinamento em saúde e primeiros socorros. E a sua primeira obra, a Ressuci Anne, recebeu diversas inovações e segue salvando vidas. Seu criador estima que ela já tenha salvador mais 2 milhões de pessoas. Por que choras, Barbie?

Da próxima vez que você encontrar a Ressuci Anne, vai olha-la com outros olhos. Não deixe de agradecer e reverenciar essa grandíssima beijoqueira e salvadora de vidas. 

Asmund Leardel dentro da água com uma das primeiras simuladoras de RCP - Ressuci Anne

Asmund Leardel com uma das primeiras simuladoras de RCP – Ressuci Anne

 

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui. E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Entre em contato

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.