O que são as Sessões Tutoriais da Medicina?

A educação médica tem uma forma única de acontecer, já que médicas e médicos precisam de um feeling para tomar a decisão certa na hora de tratar um paciente.

O que são as Sessões Tutoriais da Medicina?

Uma formação médica ideal é aquela que desde a graduação estimule os futuros médicos a serem independentes – e assim, serem bons médicos, certo? Por isso, a Medicina UniFTC tem como diferencial as Sessões Tutoriais, um dos componentes do método PBL – Problem Based Learning –  que incentiva a independência dos alunos, colocando-os como protagonistas da sua formação.

Segundo o otorrinolaringologista, Marcio Cardoso Sampaio, coordenador do 6º semestre e professor de sessão tutorial e produção do conhecimento da Medicina UniFTC, a sessão tutorial é interessante justamente porque é um encontro onde o aluno é o principal sujeito na aprendizagem.

“Nós temos dois momentos, o de abertura do caso, onde dúvidas são tiradas e a gente faz um brainstorming – a tempestade de ideias – onde se descobre o conhecimento prévio dos alunos sobre esse assunto e daí eles vão discutir sobre o problema. Primeiro eles elencam os problemas, depois a gente estimula o questionamento sobre o caso e eles tiram dúvidas sobre os assuntos que eles não sabem direito ainda e elaboram algumas hipóteses”.

Depois desse primeiro momento, os alunos passam uma semana pesquisando sobre o caso. Em seguida, rola uma sessão de fechamento junto com o professor, onde todas as dúvidas que ficarem são tiradas e o caso é, finalmente, resolvido. 

Mas, porque as Sessões Tutoriais são tão interessantes para a formação médica?

Bem, segundo o professor Márcio, quando o próprio aluno busca a informação, a fixação daquele assunto é muito mais intensa. “Não foi uma pessoa que falou, o aluno que vai atrás, ele que busca, que quer saber como é que funciona. Eu dava aula em duas instituições, uma de ensino tradicional e aqui com o PBL. Os alunos daqui, mesmo com dois semestres a menos, eram mais preparados. Isso não é porque sejam melhores ou piores, mas porque o sistema de ensino ajuda demais a desenvolver o raciocínio, o interesse pela matéria e pela profissão”, explica o professor. 

Como funciona na Medicina UniFTC? 

Os nossos alunos fazem as Sessões Tutoriais desde o primeiro semestre e continuam nelas até o 6º. Isso ajuda os alunos quando estiverem nos primeiros atendimentos, já que as sessões estimulam as melhores tomada de decisões, com autonomia o suficiente para usar os conhecimentos adquiridos da forma mais eficiente com os pacientes. 

As aulas acontecem com grupos de até 10 estudantes, para que todas as dúvidas sejam sanadas durante o estudo do caso. Estes pequenos grupos acabam também criando laços afetivos e carregando carinhosamente o nome e número de suas tutorias, por exemplo: TUT10. Seja lá qual for a sua TUT do coração, o importante é que você consiga autonomia para ser o médico que o futuro precisa. 

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Sem pressa! Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato, pelo menos os mais emocionados. E são muitas dúvidas, né? Vamos tentar responder algumas delas.

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina UniFTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.

Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

As Ligas já estão presentes nas comunidades acadêmicas há mais de um século e, na Medicina UniFTC, se unem às metodologias ativas e tecnologias para formar as médicas e médicos do futuro. Conheça as 24 ligas da Medicina UniFTC.

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

É parcerias excelentes que você quer, @. Então toma! 10 parceiros que fazem com que a Medicina UniFTC seja a Medicina do Futuro.

5 conselhos para estudantes de Medicina

5 conselhos para estudantes de Medicina

Você quer fazer medicina? A UniFTC vai adorar te receber. Depois de se inscrever, passa por aqui para receber 5 conselhos para quem quer seguir a carreira médica.

7 Dicas de Finanças para Médicos e Futuros Médicos

7 Dicas de Finanças para Médicos e Futuros Médicos

Confira as dicas da Liga de Tecnologia, Empreendedorismo e Finanças (LATEF) da Rede UniFTC para aprender a se planejar e ter inteligência financeira.

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui. E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Assine a Newslatter

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.