Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

Formadas por estudantes e professores, as Ligas Acadêmicas são associações que têm como objetivo complementar a formação acadêmica a partir de debates sobre um tema de interesse.

Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

Formadas por estudantes e professores, as Ligas Acadêmicas são associações que têm como objetivo complementar a formação acadêmica a partir de debates sobre um tema de interesse.

As Ligas já estão presentes nas comunidades acadêmicas há mais de um século e, na Medicina UniFTC, se unem às metodologias ativas e tecnologias para formar as médicas e médicos do futuro. Ao todo, a instituição tem 24 ligas sobre os mais diversos temas da Medicina.

Antes de conhecer cada uma das ligas da Medicina UniFTC, vamos te contar todos os bons motivos para que você se torne um ligante e acrescente ainda mais diferencias à sua formação. Vamos lá?

4 bons motivos para participar de Ligas Acadêmicas

  1. Mais do que conhecimento técnico: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) reconhecem a importância das ações das Ligas para agregar conhecimento e valor não apenas à formação, mas também à vida dos estudantes.
  2. Cada ligante é um futuro profissional de destaque! As ligas são extremamente bem estruturadas, contando com uma organização que define cargos de presidência e diretorias, preparando ainda mais os estudantes para o mercado de trabalho.
  3. As associações permitem que os ligantes ampliem seu senso crítico e o raciocínio científico, promovendo a saúde e transformação social.
  4. Além disso, as ligas proporcionam a interação entre colegas e profissionais que já atuam na área, promovendo uma troca de conhecimento e experiência, oferecendo ao aluno um panorama real da sua futura profissão.

Conheça as 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMEF)

Esta é a primeira Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Bahia. A LAMEF promove diversos eventos ligados ao tema principal, além de pesquisa e estágios. A vertente da MFC é uma das especialidades que tratam de grupos e indivíduos de forma integral, visando uma ampla melhoria na saúde pública.

Para saber mais sobre as atividades da LAMEF, acompanhe a Liga pelo perfil no Instagram: @ligalamef

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO)

A LAGO conta com uma diversidade incrível de atividades, desde as sessões semanais para discutir casos clínicos, às capacitações internas, oportunidades de estágios de obstetrícia na maternidade João Batista Caribé, atividades de extensão, como simpósios e debates, além de ações junto à população para promover o incentivo à prática e aperfeiçoamento na atuação.

Pesquisas também são realizadas pelas equipes de ligantes e orientadores, proporcionando a apresentação de trabalhos em congressos e visibilidade no mundo acadêmico e profissional.

Além de tudo isso, a LAGO ainda conta com sessões científicas mensais no Hospital Aliança.

Você pode acompanhar o trabalho desta associação seguindo o @ligalago no Instagram.

Liga Acadêmica de Pediatria (LIPED)

A LIPED também não fica atrás! Eles contam com as sessões de discussões de casos clínicos, participações em eventos científicos, além de também proporcionarem aos ligantes oportunidades de estágio na área.

Para mais informações, acompanhe as publicações feitas no Instagram pela Liga através do @libedftc.

Liga Acadêmica de Nutrologia (LAN)

A Nutrologia é uma das muitas áreas que focam no bem-estar das pessoas. Pensando em compartilhar conhecimentos sobre a especialidade, a LAN realiza encontros quinzenais para o aprofundamento e difusão de conhecimento.

A equipe da associação também produz pesquisa e extensão e promove atividades teórico-práticas, além de campanhas destinadas a atender a comunidade. Para conhecer mais do trabalho realizado pela liga, acompanhe o perfil deles no Instagram: @liga_lan.

Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM)

A LACM existe há mais de 10 anos e seus participantes contam com oportunidade de estágio em hospitais referências em Salvador, o que possibilita que os participantes aprimorem suas habilidades em atendimento ambulatorial e emergência, além de promover pesquisa em campo e sessões periódicas para debater assuntos ligados à clínica médica no Brasil.

Conheça mais sobre as atividades da Liga no Instagram: @ligalacmftc.

Liga de Oftalmologia da Bahia (LAOB)

Os olhos não são apenas a janela da alma, mas são órgãos importantíssimos para as diversas experiências do homem em vida. Assim, a LAOB surge para debater sobre os diversos temas acerca da prevenção e tratamento de quaisquer problemas relacionados ao campo oftalmológico.

Para auxiliar nos debates das sessões periódicas, a Liga conta com a parceria do aplicativo Medscope, um atlas oftalmológico com quase 1.000 imagens que ajudam a identificar as mais distintas patologias. Além disso, o grupo também produz e incentiva a pesquisa e capacitações.

Quer conhecer mais sobre o grupo? Acompanhe o perfil da Liga no Instagram:@laobuniftc.

Liga de Infectologia e Epidemiologia (LINEP)

No atual cenário pandêmico nós passamos a entender melhor o trabalho dos infectologistas e epidemiologistas. A LINEP sempre entendeu. A liga que existe há mais de sete anos, proporciona estágio no Hospital Couto Maia, iniciação científica, sessões acadêmicas semanais, simpósios e cursos, além de projetos de ação social para seus ligantes.

Saiba mais sobre as atividades realizadas pela associação através do Instagram @linep_ftc.

Liga Acadêmica de Dermatologia da Bahia (LIDERM)

A Liga fundada com o intuito de aprofundar e aprimorar os conhecimentos e as técnicas na área da dermatologia deu início às suas atividades em 2018. Dentre as produções da LIDERM também estão congressos, simpósios, iniciação científica e as sessões acadêmicas para os debates sobre tudo que envolve o mundo dermatológico.

Para conhecer mais sobre a Liga, acompanhe o perfil @lidermbahia no Instagram.

Liga Acadêmica de Emergência e Trauma (LAET)

A gente nunca espera precisar dos serviços de emergência e trauma, mas caso aconteça, a primeira coisa que precisamos é de um profissional completo e capaz de atender às necessidades de cada situação de forma especializada para que a recuperação seja integral e rápida.

Visando ampliar os conhecimentos dos profissionais do futuro na Medicina, a LAET reúne estudantes interessados na área para discutir, agregar e compartilhar diversas informações sobre emergência e trauma, realizando sessões abertas, simpósios e congressos, além de pesquisa e extensão.

A Liga divulga suas atividades no Instagram pelo perfil @ligalaet.

Liga Clínica e Cirúrgica do Aparelho Digestivo (LICCAD)

A LICCAD nasceu com o objetivo de analisar, discutir e aprofundar os conhecimentos sobre o aparelho digestivo a partir de conteúdos teórico-práticos. A associação proporciona que os ligantes adquiram experiências em práticas clínicas e cirúrgicas através de estágios, além de também realizar congressos e simpósios que agregam valor à formação profissional e acadêmica dos participantes.

Para mais informações sobre a Liga acompanhe o perfil @liccadftc no Instagram.

Liga Acadêmica de Anatomia, Semiologia e Fisiologia (LASF)

Anatomia, Semiologia e Fisiologia são temas pilares da medicina. Toda médica ou médico deve ter conhecimento ampliado sobre o assunto para uma atuação completa e de qualidade. Assim, a LASF surge com objetivo de compartilhar conhecimento sobre essas três matérias. A Liga, assim como as demais citadas, também realiza suas seções na Medicina UniFTC (em tempos de pandemia os encontros permanecem de forma virtual).

Confira mais informações sobre a associação através do @ligalasf no Instagram.

Liga Acadêmica Baiana De Neurocirurgia (LABAN)

A LABAN foi criada em 2019 com o intuito de promover discussões e troca de conhecimento sobre neurocirurgia. Desde então o grupo oferece sessões semanais e realiza estudos de casos clínicos. Uma das vantagens proporcionadas para os ligantes são os estágios realizados na área. Para acompanhar o que a LABAN tem realizado, acompanhe o Instagram @laban.neurocirurgia.

Liga Acadêmica de Trans-Cardiologia (LTC)

Esta é a primeira Liga de Cardiologia da Bahia, estando filiada à Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia (SBLC). Além de um perfil no Instagram (@ligadetranscardiologia) que divulga as atividades da associação, ela também conta com um perfil no Linkedin.

A LTC é composta por 28 estudantes de medicina e tem como objetivo promover aprendizado por meio de sessões semanais, com discussão de casos clínicos, estágios em hospitais renomados e pesquisa científica. Além disso, os ligantes estão sempre engajados em projetos sociais, já que uma das principais preocupações da Liga é a dignidade da vida humana.

Liga Acadêmica de Oncologia (LIONCO)

A LIONCO nasceu a partir da preocupação diante dos diversos tipos de câncer. O assunto se tornou cada vez mais debatido em todo mundo, devido à complexidade destas doenças. Os ligantes desta associação se reúnem periodicamente para debater sobre os assuntos que envolvem os cânceres, visando tornarem-se médicas e médicos com diferenciais na atuação eficiente, inovadora e humanizada.

As atividades realizadas pela Liga são divulgadas no perfil do Instagram através do @lionco.ftc.

Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia (LANU)

A LANU também realiza encontros semanais, contando com sessões abertas que discutem sobre as funções e doenças dos rins e sobre o trato urinário. O objetivo dos ligantes que fazem parte desta equipe é aprofundar e contribuir nos debates dos temas centrais e correlacionados, além de promover atividades teórico-práticas entre eles. Pesquisa e extensão também fazem parte das atividades realizadas pelo grupo.

Acompanhe a Liga através do @ligalanuftc no Instagram.

Liga Baiana de Neurologia e Psiquiatria (LIBANP)

O cuidado com a nossa saúde psicológica e psiquiátrica deve ser uma das nossas prioridades diariamente. O nosso cérebro é uma das partes mais importantes do nosso corpo, já que é através do bom funcionamento dele que conseguimos nos movimentar, pensar e conviver de forma consciente em sociedade.

A LIPANP surge para discutir sobre questões voltadas à saúde psiquiátrica, tanto nas sessões realizadas entre os ligantes, quando nas pesquisas e eventos realizados pela Liga. Os participantes desta associação também têm a oportunidade de estágio em Neurologia no Hospital Roberto Santos, devidamente acompanhado por Neurologistas em esquema de plantão, sendo uma boa oportunidade de conhecer a vivência de um hospital e aprender da na prática a neurologia.

Para saber mais sobre as atividades da Libanp, basta acompanhar o perfil deles no Instagram: @libanpftc.

Liga de Tecnologia, Empreendedorismo e Finanças (LATEF)

Quem disse que médico cuida apenas de saúde dos outros? A Medicina UniFTC também conta com uma liga especial para tratar sobre tecnologia, empreendedorismo e finanças, afinal, saúde também precisa de inovação.

Além do perfil no Instagram (@latefmed) a LATEF também conta com um perfil no Medium, chamado E-Health, com diversas publicações sobre assuntos relacionados ao tema, além de um canal no YouTube que reúne materiais diversos produzidos pelos ligantes.

Liga Baiana de Cirurgia (LBC)

A LBC é mais uma das associações de ampliação de ensino e compartilhamento de informações realizadas na Medicina UniFTC. Ela realiza sessões abertas semanais, onde os participantes debatem questões sobre um tema para teste de conhecimento. Algumas destas reuniões ainda contam com participação de convidados especiais que agregam ainda mais na formação destes estudantes.

Os ligantes da LBC também têm a oportunidade de participar de congressos, simpósios, projetos de pesquisa e extensão, estágios com profissionais renomados, capacitações internas, além de um curso de imersão em centro cirúrgico.

Para mais informações sobre as atividades da Liga, acompanhe o @liga.lbc no Instagram.

Liga de Cirurgia Plástica (LCPB)

Desde o desejo em mudar alguma coisinha para se sentir melhor, até a necessidade de um procedimento cirúrgico para alguma reparação. A cirurgia plástica acompanha a humanidade há pelo menos cinco séculos. Para nos sentirmos seguros na hora de passar por um destes procedimentos o que levamos em conta em primeiro lugar é a escolha de um excelente profissional, claro.

Por isso que a LCPB discute os diversos assuntos voltados para a área, visando agregar conhecimento e prática durante a formação de grandes profissionais. A Liga é a organizadora do tradicional Curso de Sutura da Bahia, que faz com que os profissionais da área tenham técnicas precisas o suficiente para sequer deixar rastros, ou melhor, marcas.

Os ligantes desta associação também contam com possibilidade de estágios, congressos, encontros e aulas com professores renomados, além das sessões e cursos preparatório.

Quer conhecer mais sobre as atividades da LCPB? Basta acompanhar o perfil deles no Instagram: @lcpdabahia.

Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia (LIOTO)

A LIOTO foi criada com o intuito de aprofundar os conhecimentos na área da otorrinolaringologia, explorando temas recorrentes desta especialidade médica para que os ligantes desenvolvam domínio sobre o tema tornando profissionais de excelência na área. Além disso, a ideia chave é que a Liga capacite o aluno para que ele seja um propagador do conhecimento na área acadêmica.

Conheça mais do trabalho da LIOTO através do Instagram: @lioto.uniftc.

Liga de Medicina, Espiritualidade e PICs (LAMEPICS)

O trabalho da LAMEPICS também tem como finalidade expandir o conhecimento sobre a vertente da medicina que tem ficado um tanto esquecida nas práticas ocidentais.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) foram institucionalizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006. Elas são recursos terapêuticos que utilizam um manejo acolhedor e sensível para os atendimentos. No total são 29 as práticas validadas, entre elas estão acupuntura, homeopatia, fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia e meditação.

Para conhecer mais sobre a Lamepics acompanhe o perfil no Instagram através do @lamepicsuniftc.

Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense (LAMELP)

A Liga, criada em 2019, tem o intuito de incentivar debates dentro da Medicina Legal e Psiquiatria Forense. A Medicina Legal conta com especialidade do médico legista que, usando de conhecimentos da medicina, consegue esclarecer fatos de relevância para a justiça. Já a Psiquiatria Forense tem como objetivo analisar o comportamento de um indivíduo em sociedade para o estudo da imputabilidade penal e consequente responsabilidade deste.

Ambas as áreas são essenciais para auxiliar o sistema jurídico na análise de casos para atuar de forma eficiente no retorno necessário à sociedade em casos jurídicos.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Lamelp acompanhe-os pelo Instagram: @lamelp.fct.

Liga Acadêmica de Alergia e Imunologia (LAAI)

A LAAI é a liga da Rede UniFTC que trata sobre doenças alérgicas e imunológicas, promovendo debates sobre o tema e a importância da abordagem integral para um diagnóstico e tratamento eficiente. A Liga também conta com sessões periódicas, pesquisa, congressos e muito mais.

Para conhecer o trabalho realizado pelos ligantes da LAAI acompanhe o @laai.uniftc no Instagram.

Liga Acadêmica Clínico-Cirúrgica de Ortopedia e Traumatologia (LACCOT)

A LAACOT foi criada visando o compartilhamento de informação e experiências, através de debates, pesquisa e extensão sobre ortopedia e traumatologia, também com foco na parte cirúrgica.

No perfil do Instagram da @laccot_uniftc você encontra mais informações sobre as atividades realizadas pelos ligantes.

Como ser um ligante na Medicina UniFTC?

Cada uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC tem o seu próprio processo seletivo. Para conferir os períodos de inscrição e outros detalhes dos processos seletivos, acesse os perfis das Ligas no Instagram.

Você ainda não está estudando Medicina? Bom, então eu tenho uma outra dica! Antes de escolher uma Liga Acadêmica, escolha a Medicina UniFTC: https://medicina.uniftc.edu.br/formas-de-ingresso 

5 conselhos para estudantes de Medicina

5 conselhos para estudantes de Medicina

Você quer fazer medicina? A UniFTC vai adorar te receber. Depois de se inscrever, passa por aqui para receber 5 conselhos para quem quer seguir a carreira médica.

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina UniFTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Sem pressa! Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato, pelo menos os mais emocionados. E são muitas dúvidas, né? Vamos tentar responder algumas delas.

Medicina de Estilo de Vida: a especialidade da longevidade

Medicina de Estilo de Vida: a especialidade da longevidade

Você sabia que o Estilo de Vida é uma especialidade médica focada na prevenção? Conheça mais sobre a Medicina e Estilo de Vida e descubra como reduzir casos que têm prevenção.

ITC Salvador – O primeiro de treinamento em cadáver do Norte-Nordeste

ITC Salvador – O primeiro de treinamento em cadáver do Norte-Nordeste

Há 2 anos, o ITC chegou em Salvador oferecendo o que existe de mais moderno em estrutura e excelência em educação para a capacitação profissional de alto nível.

Metodologias ativas na Medicina: Saiba como fazemos na Medicina UniFTC

Metodologias ativas na Medicina: Saiba como fazemos na Medicina UniFTC

Tecnologia de ponta, métodos de ensino inovadores e um corpo docente renomado. As metodologias ativadas da Medicina UniFTC une tudo o que há de mais avançado para formar as médicas e médicos do futuro.

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui! E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Baixe o E-book

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.