Internato - O estágio obrigatório da Medicina

Em qual campo de prática vai atuar? Como será o dia-a-dia em um hospital de verdade? Como é a sensação de salvar uma vida? Quando começa o internato? A gente preparou um texto para te ajudar a acabar com algumas dúvidas.

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato. Sobretudo os mais emocionados. Em qual campo de prática vai atuar? Como será o dia-a-dia em um hospital de verdade?  Como é a sensação de salvar uma vida? Quando começa o internato?

São muitas dúvidas, né? Por isso, vamos tentar responder algumas delas nesse texto.

O que é o internato?

Internato é o nome dado para estágio obrigatório da Medicina. Assim, todas os estudantes precisam passar por essa experiência nos dois últimos anos da graduação, segundo lei de 1969.

Confira a matriz curricular com as matérias do internato na Medicina UniFTC.

Depois de muita teoria e das práticas nas clínicas-escola, o internato é a famigerada hora do vamos ver. Enfim os acadêmicos vão exercitar em campos de prática de verdade – hospitais, unidades de saúde, postos de saúde, ambulatórios etc.

Quem estuda na Medicina UniFTC não vai ser pego de surpresa no internato, né? Principalmente nossos estudantes que estão acostumados com a prática desde o comecinho do curso. Então, os pacientes e seus casos reais também já não são novidades, graças às clínicas-escola. Mas, o mais bacana, realmente, é estar no mundo real da Saúde.

Como funciona o internato?

Na Medicina UniFTC – e na maioria dos cursos do Brasil – o curso dura 6 anos. Por isso, ele é dividido em ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.

Do 9º ao 12º semestre, os estudantes são divididos em grupos para ter contato com as principais especialidades médicas no Internato.

Essas divisões são os rodízios e, na Medicina UniFTC, acontecem assim:

9º semestre: rodízio de Ambulatórios Básicos, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva e Saúde Mental e Psiquiatria;

10º Semestre: rodízio de Urgência e Emergência e de Cirurgia;

11º Semestre: rodízio de Ginecologia e de Obstetrícia;

12º Semestre: rodízio de Clínica Médica e de Pediatria.

Durante todo o percurso, eles serão acompanhados de perto por professores e médicos experientes – os preceptores.

Da carga horária total do curso de Medicina, pelo menos 30% devem ser direcionados ao Internato. Sim, é bem intenso. Nesse período, estudantes ficam totalmente imersos aos campos de prática e quase não vão à faculdade.

Atenção: Internato não é Residência

Às vezes algumas pessoas costumam confundir um pouco o Internato e a Residência. As duas atividades são similares por compartilhar teoria e prática na formação médica. Mas, enquanto o Internato acontece durante a graduação, a Residência vem depois.

Além disso, o internato traz uma visão global das especialidades. A proposta é capacitar estudante para atuar como médicos generalistas. Já na residência, o já médico, vai focar na especialidade que escolheu e se dedicar profundamente a ela.

Se você estiver procurando por Residência: temos. A Medicina UniFTC tem quatro programas de residência médica para você continuar aprendendo quando acabar o internato e pegar o tão sonhado canudo.

Conheça mais sobre nossas residência médicas. 

Campos de prática da Medicina UniFTC

A gente já usou o termo ‘campo de prática’ ao longo do texto. Por isso, você já deve ter sacado do que se trata 😉 Campos de prática são os locais onde colocamos a mão na massa, com pacientes e casos reais.

No entanto, na Medicina UniFTC, o Internato acontece em diversos campos para suprir todas as práticas nas mais diversas áreas. Sendo estes campos as próprias clínicas-escolas da Medicina UniFTC e as seguintes instituições de Saúde:

  • Instituto de Perinatologia da Bahia – Iperba;

Hospitais:

  • José Maria Magalhães;
  • Hospital da Mulher, em Feira de Santana;
  • Santo Antonio;
  • Aristides Maltez;
  • Martagão Gesteira;
  • Hospital Municipal;
  • Alayde Costa;

Além disso, os internos ainda participam de plantões com a Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Medicina UniFTC conta também com um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, tendo acesso às UPAs Pirajá, Valéria, São Cristóvão, 16º Centro, Marback e Itapuã como espaços de aprendizado dos internos.

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

É parcerias excelentes que você quer, @. Então toma! 10 parceiros que fazem com que a Medicina UniFTC seja a Medicina do Futuro.

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina UniFTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.

Quizz: qual personagem você seria em Grey’s Anatomy?

Quizz: qual personagem você seria em Grey’s Anatomy?

Maratonar Grey’s é sentir-se dentro do hospital e fazendo parte da equipe! Já parou pra se perguntar qual personagem você seria? Vamos descobrir juntos?

Privado: Residências Médicas da UniFTC

Privado: Residências Médicas da UniFTC

A Medicina UniFTC oferece mais de 20 vagas para quatro residências médicas em Salvador.

ITC Salvador – O primeiro de treinamento em cadáver do Norte-Nordeste

ITC Salvador – O primeiro de treinamento em cadáver do Norte-Nordeste

Há 2 anos, o ITC chegou em Salvador oferecendo o que existe de mais moderno em estrutura e excelência em educação para a capacitação profissional de alto nível.

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui! E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Assine a Newsletter

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.