Inteprofissionalismo: 3 situações em que Direito e Medicina se encontram

Medicina e Direito são dois dos cursos de graduação mais disputados no Brasil. Ambos, têm salários atraentes, mercados de trabalho em constante expansão, oportunidades variadas e trazem para o profissional formado aquele bom e velho título de doutor.

Inteprofissionalismo: 3 situações em que Direito e Medicina se encontram

Medicina e Direito são dois dos cursos de graduação mais disputados no Brasil. Ambos, por exemplo, têm salários atraentes, mercados de trabalho em constante expansão, oportunidades variadas e trazem para o profissional formado aquele bom e velho título de doutor.

Além dessas coincidências, o que mais as profissões têm em comum? Vamos ver nesse texto as situações em que as duas carreiras se encontram de forma interprofissional.

Medicina Legal 

Essa é a especialidade Médica que mais dialoga com o universo jurídico. Por isso, os especialistas nessa área são chamados de peritos ou médicos legistas.

A esses profissionais, cabe o nobre trabalho de esclarecer fatos médicos que sejam de interesse da justiça. Não parece incrível?

A gente costuma associar o perito médico àquelas perícias que vemos nas séries policiais. Mas nem só de resolução de crime vivem os peritos. Ou seja, esses profissionais podem atuar nas seguintes áreas: criminal, como já falamos; cível; administrativa; securitarista e auditorial.

Para seguir a carreira, é preciso finalizar o curso de Medicina – obviamente – e cursar a residência em Medicina Legal e Perícias Médicas. O concurso público é a menina dos olhos de muitos profissionais, mas também é possível se lançar na consultoria, na iniciativa privada e na docência, tanto em cursos de Direito quanto de Medicina.

2. Direito Médico

Na Medicina Legal, temos médicos e médicas auxiliando a Justiça, certo? Contudo, no Direito Médico, o jogo vira um pouquinho. Aqui, temos juristas preparados para lidar com o universo da Saúde.

Também chamado de Direito Hospitalar, esse é o ramo do Direito que se dedica às leis que vão nortear profissionais e instituições de saúde. A princípio, a especialidade atuava especialmente em casos de erro médico ou questões relacionadas à administração hospitalar e de planos de saúde.

Dessa forma, a área é relativamente nova e está em expansão, abrindo diversas frentes de trabalho como Bioética, consultoria, gestão e a judicialização da Saúde como um todo. Alerta: em todas esses nichos, a demanda por profissionais qualificados é alta! Em outras palavras, é a oportunidade ideal para quem está começando no Direito e busca uma especialização.

3. Psiquiatria Forense 

Você lembra do caso Lázaro, certo? Durante semanas, acompanhamos pelo noticiário a caçada a um homem acusado de diversos crimes, como a morte de 4 pessoas da mesma família. Ao mesmo tempo, a galera discutiu se ele seria um psicopata, um sociopta, um serial killer ou nenhuma das opções anteriores.

Contudo, só um profissional está qualificado para fazer essa avaliação: o psiquiatra forense.

A Psiquiatria Forense é uma sub-especialidade da Psiquiatria. Dessa forma, o especialista nessa área vai aplicar seus conhecimentos naqueles casos em que é necessário fazer a avaliação do estado mental dos indivíduos envolvidos para aplicação de leis de forma justa.

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina da UniFTC

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina da UniFTC

É parcerias excelentes que você quer, @. Então toma! 10 parceiros que fazem com que a Medicina UniFTC seja a Medicina do Futuro.

Interprofissionalismo: 5 momentos em que a Medicina e a Psicologia se completam

Interprofissionalismo: 5 momentos em que a Medicina e a Psicologia se completam

Psicólogo não é médico, isso todo mundo sabe. Mas quem disse que a atuação desses profissionais não ajuda em diversas questões? Por isso, separamos quatro momentos em que as duas profissões se encontram.

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Sem pressa! Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato, pelo menos os mais emocionados. E são muitas dúvidas, né? Vamos tentar responder algumas delas.

Privado: Residências Médicas da UniFTC

Privado: Residências Médicas da UniFTC

A Medicina UniFTC oferece mais de 20 vagas para quatro residências médicas em Salvador.

Quizz: qual personagem você seria em Grey’s Anatomy?

Quizz: qual personagem você seria em Grey’s Anatomy?

Maratonar Grey’s é sentir-se dentro do hospital e fazendo parte da equipe! Já parou pra se perguntar qual personagem você seria? Vamos descobrir juntos?

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui! E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Assine a Newslatter

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.