Conhecendo as Especialidades: Por que escolher Alergia e Imunologia para a minha carreira médica?

Conhecendo as Especialidades: Alergia e Imunologia

Fazer Medicina é mesmo um sonho. Tanta luta para enfim, estar nos dias de glória tão sonhados. Mas, em algum momento do mundo mediciner você vai ter que escolher: qual especialidade vai te acompanhar? Por isso, nós da Medicina UniFTC vamos te apresentar as especialidades médicas aqui no nosso blog, com a ajuda, claro, dos nossos especialistas. 

Hoje, começamos com o professor e imunologista Celso Sant’Anna falando sobre Alergia e Imunologia. 

1 –  Porque escolher a Alergia e Imunologia como especialidade

Quando escolhemos uma carreira para seguir, o ideal é que optemos por algo que faça o nosso coração ficar quentinho. Foi assim que o professor Celso Sant’Anna escolheu a imunologia. 

“A imunologia é uma ciência extraordinária porque ela desvenda como que o sistema imunológico se protege das agressões do meio interno e do meio externo. Quando eu comecei a estudar na faculdade essa disciplina, que a gente começa a entrar em contato já na área básica, me deixou fascinado. A resposta imunológica, os vários níveis em que ela existe e a eficiência, a velocidade, a interação entre os vários graus de resposta imunológica que você tem, é um negócio extraordinário. Para mim, particularmente foi um fascínio imenso e eu decidi seguir nessa área”, conta o professor. 

A especialidade é uma área com muitas subespecialidades, o que a torna ainda mais interessante. Entre elas estão:

1 – A imunologia clínica: que lida com  doenças como AIDS, doenças autoimunes, asmas, alergias, 

2 – A imunologia evolutiva: que estuda a transformação de mudanças imunológica ao longo da evolução das espécies;

3 – A imunologia reprodutiva: que atua no foco do processo reprodutivo;

4 – A imunologia do desenvolvimento que atua voltada para o organismo diante de diferentes fatores,  como idades e hereditariedades;

5 – A imunoterapia que é a utilização dos sistema de defesa para as diferentes patologias;

6 – A imunologia celular envolvida no estudo da resposta imunocelular;

7 – A imunoparasitologia, que trata da defesa do organismo contra os parasitas, helmintos e protozoários e;

8 – A imunogenética, que trabalha identificando os genes responsáveis por doenças como a artrite reumatóide.

Com tanto caminho assim, nem tem como ter tédio quando o assunto for alergia e imunologia, heim? Aliás, como os vírus, fungos, bactérias e protozoários estão nos cercando literalmente o tempo todo e em constante mutação, a especialidade sempre vai estar em constante ação e transformação. 

2 – Mercado de trabalho para alergistas e imunologistas

 

E para quem tem medo de não ter mercado para a especialidade… Nem tem motivos. Primeiro que se você escolher uma instituição que leva a sério a sua formação como generalista, você jamais vai ficar fora do mercado. Mas, em se tratando da alergia e imunologia, a especialidade tem suas vantagens, e a principal é que todo mundo precisa – e sempre vai precisar em algum momento – de um alergo ou um imunologista. 

“Em um cenário com muitas pessoas com problemas, que é o que acontece num dia normal de um plantão, por exemplo, pelo menos 30% das pessoas que vão buscar uma emergência tem um problema infeccioso ou relacionado direta ou indiretamente com um problema alérgico. Nunca vai faltar mercado de trabalho para este profissional”, explica Celso Sant’Anna. 

Além disso, segundo o imunologista, profissionais da área, à medida que a população envelhece e novas doenças vão surgindo, sempre serão profissionais essenciais dentro do sistema de saúde.  

3 –  A imunologia e a Pesquisa Científica 

Depois da Covid-19, a pesquisa na área de imunologia tomou os holofotes. A descoberta da vacina virou uma corrida tão intensa quanto a famosa corrida espacial. O mundo inteiro queria dar a resposta: um imunizante eficaz que fosse produzido rapidamente.

O caso é que, mesmo sem os holofotes, a imunologia já salva vidas com pesquisa há anos. A vacina BCG, por exemplo, que em 2021 fez 100 anos de desenvolvida, as vacinas antitetânica, antirrábica, contra a hepatite B… são inúmeras as produções realizadas com base em pesquisa científica. E sabe de uma coisa, todo ano estes imunizantes precisam ser reajustados para se adaptar às constantes mudanças e mutações dos vírus. Ou seja… sempre vai ter espaço para mais um alergista ou imunologista.

Segundo o imunologista Celso Sant’Anna, a imunologia é uma área de muito destaque no contexto das especialidades médicas brasileiras, já que atualmente o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking de produção científica mundial, enquanto a imunologia brasileira ocupa o 11º. 

“Nós estamos vivendo um período de surgimento de novas doenças. A cada ano vírus novos, que colocam em risco a saúde dos indivíduos, colapsam o sistema de saúde, abalam a economia e criam uma série de consequências devastadoras do ponto de vista das desigualdades econômicas e sociais. Então, este é um profissional que nunca vai deixar de faltar e vamos precisar cada vez mais”, explica o especialista.

4 – Dica para o futuro alergista ou imunologista

Se você está pensando em fazer medicina, ou já está no curso e já está pensando na especialidade, você precisa da dica dada pelo imunologista Celso Sant’Anna. Para ele, todo estudante de medicina precisa saber que para se destacar numa especialidade ele precisa ser um grande estudante durante a graduação e todo especialista, para ser um grande especialista, tem que ser antes um grande generalista. 

“Você tem que sair do geral para o particular e não o contrário. Não procure se especializar precocemente ignorando as outras áreas na graduação. Seja um bom aluno em todas as áreas e só depois veja a área que mais lhe interessa, que mais lhe desperte paixão e entusiasmo para ser um profissional de elite dentro da sua especialidade. Procure sempre, em primeiro lugar, ser um bom médico generalista para depois ser um bom especialista”.

De generalistas de excelência a Medicina UniFTC conhece muito bem. Afinal de contas, nossa meta é formar os melhores generalistas do Brasil para que, além de grandes profissionais ao saírem da graduação, também sejam grandes especialistas independente da especialidade escolhida. 

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

É parcerias excelentes que você quer, @. Então toma! 10 parceiros que fazem com que a Medicina UniFTC seja a Medicina do Futuro.

5 conselhos para estudantes de Medicina

5 conselhos para estudantes de Medicina

Você quer fazer medicina? A UniFTC vai adorar te receber. Depois de se inscrever, passa por aqui para receber 5 conselhos para quem quer seguir a carreira médica.

5 motivos para fazer Segunda Graduação em Medicina

5 motivos para fazer Segunda Graduação em Medicina

Saiba as vantagens de usar a sua experiência em outra graduação e se tornar uma médica ou médico de excelência

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina UniFTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.

Medicina de Estilo de Vida: a especialidade da longevidade

Medicina de Estilo de Vida: a especialidade da longevidade

Você sabia que o Estilo de Vida é uma especialidade médica focada na prevenção? Conheça mais sobre a Medicina e Estilo de Vida e descubra como reduzir casos que têm prevenção.

Ressuci Anne: O rosto mais beijado da história

Ressuci Anne: O rosto mais beijado da história

Você certamente já conhece a Ressuci Anne - ou já tem interesse sobre o que o simulador pode proporcionar - mas você sabia que o rosto colocado no modelo de RCP tem uma história um tanto macabra? Clica aqui e conheça a história da desconhecida do Sena, o rosto sem vida, que deu “vida” à Ressuci Anne.

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui. E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Assine a Newslatter

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.