10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

10 parceiros que revolucionam o curso de Medicina UniFTC

O mundo ideal é aquele cheio de gente pronta para transformar a realidade em conjunto! Na Medicina UniFTC, acreditamos em colaboração e, por isso, nos cercamos de parceiros que nos ajudam a construir a Medicina do Futuro.

A maioria das parcerias firmadas pela Medicina UniFTC são focadas em tecnologia. A união com estes parceiros é, inclusive, uma busca constante para estar sempre em movimento, usando metodologias inovadoras e eficientes para formar os melhores profissionais da medicina do Brasil.

Leia mais: A Medicina do Futuro já é realidade na Medicina UniFTC

Nesse texto, vamos falar um pouco de alguns dos nossos parceiros. Vamos lá?

Csanmek

As salas de aula totalmente tecnológicas, que tornam a educação da Medicina UniFTC ainda mais eficiente, contam com as plataformas multidisciplinares da Csanmek. A empresa parceira é referência em novas tecnologias de simulação, desenvolvendo e implantando projetos voltados às metodologias ativas, elaborando soluções tecnológicas em 3D.

As mesas digitais usadas nas salas de aula do curso de Medicina têm capacidade dinâmica de pesquisa, controles em 3D, modelos dinâmicos e localizadores de estruturas anatômicas por nomes, funcionando de forma totalmente interativa.

Laerdal Medical

Com a parceria da Laerdal Medical, a Medicina UniFTC passou a utilizar diversos modelos realísticos para as práticas simuladas de atendimentos, que permitem que os estudantes treinem desde a realização de um acesso intravenoso até práticas de primeiros socorros, intubação, desfibrilação ativa e muito mais.

Os modelos facilitam também os treinamentos de ressuscitação, solução obstétrica e cuidados de emergência e trauma.  A Medicina UniFTC conta com mais de 30 modelos da Laerdal Medical que são usados durante as aulas práticas, desde o primeiro semestre do curso de Medicina.

Alguns dos protótipos permitem o treinamento de diversos exames como os ginecológicos, de mama, próstata, ouvido e olho, por exemplo. Tudo com a qualidade de uma tecnologia avançada, em que bonecos de simulação têm reações realistas o suficiente para preparar os estudantes de Medicina, que serão profissionais de excelência.

Protótipo da Laerdal Medical é usado para simular exame oftalmológico

Civiam

Com a missão de oferecer soluções inovadoras em simulação nas áreas de educação médica, a Civiam tem se mantido parceira da Medicina UniFTC na experiência e inovação do curso de Medicina do Centro Educacional. Os estudantes têm acesso a mais de 90 protótipos da empresa, que apresentam diversas partes do corpo humano de forma detalhada.

Os simuladores de anatomia real fazem com que os estudantes tenham acesso aos mínimos detalhes do corpo humano. Um dos modelos, por exemplo, simula um olho humano em 11 partes montáveis para que o estudante esteja atento ao processo de formação de forma criativa e inovadora.

Estes modelos são essenciais para que o estudante entenda os processos de cuidado detalhadamente, tornando-se, assim, um profissional completo para atender às necessidades da complexidade do corpo humano.

Suture Skin

Alcançar a perfeição através da prática sem dar nenhum vacilo na hora de suturar um paciente parece uma responsabilidade muito grande para a primeira tentativa, né? Dá até para ouvir o paciente perguntar “vai ficar cicatriz?”. Mas quem disse que as primeiras práticas para alcançar esta perfeição precisam ser feitas, de fato, em uma pessoa certamente não conhece a SutureSkin (mas deveria).

A pele sintética criada em 2013 por Daniel Boczar – um dos nomes listados na Forbes Under 30 de 2020 – simula uma textura idêntica à pele humana, sendo uma opção totalmente acessível economicamente para que os estudantes parem de utilizar materiais inadequados, como panos, esponjas e línguas de boi durantes as aulas práticas, visando a excelência no futuro atendimento.

Quando criou a Suture Skin, Boczar ainda era estudante do curso de Medicina UniFTC. Você pode conhecer a história desse fantástico ex-aluno no artigo:

Instituto de Treinamento em Cadáveres – ITC

Além de usar protótipos que auxiliam para a formação dos médicos do futuro, a Medicina UniFTC mantém como parceiro o Instituto de Treinamento em Cadáveres, que inclusive fica localizado na unidade Paralela, em Salvador. O ITC é o primeiro instituto de treinamento em cadáveres do Brasil. Sua sede em Salvador é a primeira no Norte e Nordeste do país.

O Instituto conta com espaço ideal para que estudantes da rede e cursistas realizem treinamentos em cadáveres frescos, usando salas expositivas com alta tecnologia. Os equipamentos usados permitem que os alunos visualizem a prática realizada pelo professor de forma completa, já que tudo é exibido nos monitores que ocupam todo o ambiente, mostrando as imagens capturadas de uma câmera localizada estrategicamente acima da mesa em que o professor está, fazendo com que nenhum detalhe passe despercebido.

O ITC ainda conta com uma equipe técnica internacionalmente renomada e todas as adequações e autorizações do centro de treinamento seguem as normas da ANVISA e da Vigilância sanitária.

Estudantes de Medicina da UniFTC realizam treinamento no ITC. Imagem foi realizada antes da Pandemia de covid-19.

MADX

O MADX é uma plataforma digital inovadora usada nas clínicas-escola da Medicina UniFTC. Ela é utilizada durante as consultas médicas, onde são preenchidas as informações colhidas na anamnese do paciente, visando facilitar a atuação na hora de identificar o problema e chegar a uma solução prática e eficiente. A plataforma também gera as receitas prescritas pelos profissionais que acompanham os alunos durante as práticas.

Galderma

A Medicina UniFTC também mantém uma parceria com a Galderma, empresa de soluções médicas especializada em produtos dermatológicos de alta qualidade. A marca opera em todo o mundo com diversos centros de pesquisa e desenvolvimento, tendo fábricas em quase todos os continentes, com produtos que atendem às necessidades especiais que cada pessoa precisa.

Além disso, a empresa também proporciona tratamentos estéticos pioneiros para que as pessoas atinjam sempre as versões que quiserem para si mesmos, com produtos que garantem a segurança do paciente. É pensando na segurança e eficácia comprovada e no tratamento diferenciado que a Medicina UniFTC mantém a parceria com a empresa, que já conta com mais de 20 anos de inovação em cosmetologia.

IBKL

A IBKL é uma instituição focada na geração de soluções inovadoras, que auxilia no processo de capacitação na formação dos novos profissionais da Medicina UniFTC.

Os métodos, que também são usados no Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil, tem o intuito de alavancar o processo educacional da instituição de ensino superior através de ferramentas modernas, como os cursos que usam a simulação realística para avaliar os futuros profissionais da medicina, tanto do ponto de vista técnico, quanto do comportamental, visando formar médicas e médicos capacitados e confiantes para fazer o melhor pelo mundo.

O objetivo da parceria entre Medicina UniFTC e IBKL é capacitar os estudantes para que alcancem a excelência nos serviços prestados na área da saúde, impactando diretamente para que a assistência médica prestada no Brasil esteja sempre baseada na humanização, gerando grandes avanços na saúde do país.

Berkeley

Além de toda a infraestrutura inovadora, com tecnologias de ponta, a Medicina UniFTC ainda conta com a parceria com a Berkley Educacional, que oferece cursos de capacitação, ajudando a aprimorar a atuação dos futuros médicos de forma contínua.

A Medicina UniFTC conta com dois cursos da instituição: um sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e oum Curso de Suporte Básico de Vida (BLS). O primeiro curso foi pensado para melhorar a qualidade dos cuidados fornecidos aos adultos vítimas de Parada Cardiopulmonar. Já o BLS foi estruturado para preparar os profissionais para reconhecerem imediatamente uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e agirem de forma adequada no salvamento do paciente.

Futuros médicos

O último parceiro – e o mais importante para a Medicina UniFTC – é VOCÊ! A instituição não poderia existir sem os estudantes e futuros estudantes da casa. Todas as tecnologias aplicadas no curso de Medicina são inteiramente pensadas para gerar os melhores resultados para que você se torne uma ou um profissional renomado que nunca deixará de fazer o melhor por você e pelo mundo.

processo seletivo para o curso de Medicina da UniFCT está com inscrições abertas. Você pode se inscrever através das modalidades Vestibular, Segunda Graduação (ambas com provas para o dia 30 de maio) ou usando o diploma Internacional Baccalaureate (IB) e realizando processo simplificado.

Visite o site https://vestibular.uniftc.edu.br/medicina e se inscreva para dar início ao seu sonho. Faça por Você. Faça pelo mundo.

7 Dicas de Finanças para Médicos e Futuros Médicos

7 Dicas de Finanças para Médicos e Futuros Médicos

Confira as dicas da Liga de Tecnologia, Empreendedorismo e Finanças (LATEF) da Rede UniFTC para aprender a se planejar e ter inteligência financeira.

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Você precisa de uma clínica-escola para chamar de sua

Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina UniFTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Internato – O estágio obrigatório da Medicina

Sem pressa! Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato, pelo menos os mais emocionados. E são muitas dúvidas, né? Vamos tentar responder algumas delas.

Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

Motivos para participar de uma das 24 Ligas Acadêmicas da Medicina UniFTC

As Ligas já estão presentes nas comunidades acadêmicas há mais de um século e, na Medicina UniFTC, se unem às metodologias ativas e tecnologias para formar as médicas e médicos do futuro. Conheça as 24 ligas da Medicina UniFTC.

Privado: Residências Médicas da UniFTC

Privado: Residências Médicas da UniFTC

A Medicina UniFTC oferece mais de 20 vagas para quatro residências médicas em Salvador.

Faça parte da Medicina
do futuro

A Medicina do futuro está aqui. E reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.

Inscreva-se e dê o primeiro passo para o seu futuro.

INSCREVA-SE Entre em contato

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.